O Centro Espírita de Umbanda e Quimbanda Ogum Sete Ondas e Exú Rei das Sete Encruzilhadas, localizado em Montenegro-rs, na rua Campo Grande N° 132, tem sessões aos sábados das 19 às 22hrs e consutas com hora marcada de segunda à sexta das 08hrs às 11:30 e das 13hrs às 18hrs.O telefone para contato é (51)36321580 e (51)36494001.

 

        Venha conhecer nosso congar!!!!!


 

O que é Umbanda?                                     

 

História da Umbanda 

 
 
        Maior culto até hoje no Brasil começaram na áfrica, muito antes do período da escravidão, onde basicamente três religiões; Cristianismo, islamismo e religiões tribais ou primais.
        Na realidade os cultos afros brasileiros vem da prática religiosa paulista das tribos, por isso, cada um tem sua forma peculiar de chamar o nome de Deus, promover seus cultos, estruturar sua organização, celebrar seus rituais, contar sua história e expressar suas concepções através dos símbolos.
        Os cultos afros, inicialmente, eram ritos de preparação cultural dos grupos etílicos.
        No Brasil, eles assosiam-se a vinda de escravos negros trazidos de lugares como: Nigéria, Benin e Togo. E também profundamente ligados a preservação da cultura, da arte e da religião dos negros.
        Em diferentes momentos da história, aos países, as religiões afro-brasileiras foram se formando nas mais diversas regiões e estados.
        É por isso que elas adotam diferentes formas e rituais, diferentes versões de cultos.
        A Umbanda historicamente, alem de possuir suas raízes no Egito Antigo.
        A adoração aos Netekres Egípcios é a mesma realização pela Umbanda aos caboclos.
        Seus rituais são como uma canção as qualidades divinas. Estes rituais cultuam estas qualidades tão bem expressas pela arvore da vida Kabalística.
        Segundo especialistas “a Umbanda é uma grande colcha de retalhos colhidos nas mais diversas tradições religiosas: Candomblé, Catolicismo, Judaísmo, Kardecismo, Budismo, Hinduismo, Paguança, Uamaismo e outras. A tudo isto se soma a pitada do brasileiro já tão mesclado em sua raça.
        Esta é a Umbanda, religião genuinamente brasileira, renascida em terras brasileiras.
        Por isso, afirmam que a Umbanda apresenta codificada de tal forma que permite discusões sobre seus conceitos e sobre a maneira em que são apresentados.
        Como religião organizada a Umbanda surge por volta de 1920, em Niterói, no rio de Janeiro, registrada, oficialmente pelo Capitão José Alves Pessoa.
 
       
        Fundamentação da Umbanda:
 
 
-Conceitos da Umbanda:
 
        A Umbanda é uma religião natural que segue minuciosos ensinamentos de várias vertentes da humanidade. Ela traz lições de amor e fraternidade sendo cósmica em seus conceitos e transcendental em seus fundamentos.
        A essência de seus conceitos básicos da lei da Umbanda Fundamentam-se no seguinte:
Existência de um Deus único.
Crença de entidades espirituais em evolução.
Crença de orixás e santos chefiando falanges que formam a hierarquia espiritual.
Crença em guias mensageiros.
Na existência da alma.
Na prática da mediunidade sobre forma de desenvolvimento espiritual do médium.
Essas são as principais características fundamentais da lei da Umbanda, uma religião que prega a paz, a união e a caridade.
        A origem da palavra Umbanda perde-se no tempo. São vários as definições que já foram apresentadas a respeito deste nome tão sagrado.
        Na verdade, quando o vocábulo Umbanda começou a ser introduzido pelos praticantes daquela nova religião, todos, de um modo geral, humildemente o bastante daqueles que iriam grandes revelações, não tiveram a preocupação de captar a verdadeira palavra mântrica a Umbanda foi sendo passada a boca a ouvido e chega até nós como Umbanda.
        Pelo seu uso, o termo Umbanda, hoje é consagrado, ganhou força mântrica. Mas não devemos nos esquecer desta origem tão consagrada a Umbanda, em síntese, é o elo da ligação entre a divindade e os seres humanos. É a manifestação do plano divino no plano físico. É o despertar de Deus no coração dos homens.
        No entanto, a Umbanda não crê em entidades tutelares de forças naturais. Esta é a concepção do candomblé, nações. A Umbanda crê em forças ou qualidades que ao penetrarem no campo aurico do planeta, senten-se atraídas por determinados habitates da da natureza. As entidades cultuadas pela umbanda, denominados de caboclos, crianças, pretos velhos, exús e pomba giras citando somente os mais cultuados, não são espíritos de forças naturais. São seres como nós, que já viveram e estiveram encarnados, exatamente como nós, diferenciando-se pelo seu elevado grau de espiritualização.
 
       
        Organização:
 
 
Em 1939 foi a federação União Espírita de Umbanda do Brasil, com o objetivo de congregar os templos Umbandistas e se tornar o centro de referência da Umbanda.
        Com o avanço da sociedade brasileira, a partir da segunda metade do século XX diminuiu a diferença entre os cultos afros, indígenas e europeus e a umbanda passou a ser praticada também por pessoas de outras raças, tornando-se muito popular em todo território nacional.
        Na Umbanda o responsável pela coordenação dos “trabalhos” é o dirigente espiritual de diretor espiritual. Esse não possui todos os conhecimentos como babalorixá de yalorixá, bem como permitido o uso de ervas e jamais sangue (com exceção dos exús)


 

 

Zero Hora

Últimas notícias

Carregando...


 

O que é Quimbanda?O que é Exu?

 

 Os exus ou povo da rua são concebidos nas correntes predominantes na Umbanda como guardiões, encaminhadores e combatentes das forças das trevas. Cabe a eles o combate direto contra as energias que circulam no Astral Inferior, pois conhecem profundamente os caminhos e trilhas desse ambiente energético. É a sua função primeira, assim como a dos caboclos e pretos-velhos é a de orientar e aconselhar. Seriam os "policiais" do além, agentes e mensageiros dos orixás a cujas linhas pertencem e com os quais estão comprometidos, encarregados de reprimir os quiumbas, espíritos obsessores e moralmente atrasados. Nessa concepção, os exus não fazem o mal, mas devolvem o mal feito a outros, às vezes até com mais força.

 

Contato

Centroespiritaogumseteondas

Montenegro-rs
Bairro: Germano Henck
Rua: Campo Grande
N° 132


5136321580 5136494001
93783637